PARIS EM 5 DIAS | ROTEIRO, DICAS, ESTADIA, VIAGEM, PASSE

março 17, 2015

Olá Sweeties!
Como muitas de vocês já devem ter percebido, na semana que passou fui, pela primeira vez, a PARIS
Para mim foi realizar um sonho, sempre quis visitar a cidade, mas na minha cabeça só o iria fazer daqui a muitos anos. Contudo, tive de marcar férias no trabalho e em conversa com o namorado pensamos que seria a altura ideal para viajar até à cidade do amor. Nunca se sabe quando teríamos novamente essa oportunidade certo? Com a máxima de "Carpe Diem" decidimos arriscar e, quando finalmente comprámos os bilhetes, nem queria acreditar!

Esta longa publicação será útil para quem estiver a pensar visitar Paris no futuro, nela vão encontrar dicas importantes acerca da:

Viagem (aeroportos, app Sky Scanner)
Como deslocar por Paris (app Paris visit e pass Navigo)
Estadia através do Airbnb
Roteiro para 5 dias
Os nossos bilhetes foram low cost e, no processo de compra dos mesmos, percebemos que existem 3 principais aeroportos:
Orly, Charles de Gaule e Beauvais
É muito importante saber que este último fica a cerca de 80 km da cidade. Embora os bilhetes sejam mais baratos, o transporte desde o aeroporto para a cidade fica a cerca de 15€ de ida e mais 15€ de volta. Ou seja, acabava por não compensar em termos monetários e temporais.
Assim fomos pela companhia Transavia até ao aeroporto de Orly, e viemos com a Easyjet pelo aeroporto Charles de Gaulle, uma vez que foi a forma mais económica.

O namorado estava sempre atento aos preços dos voos através da aplicação Sky Scanner:
Download da aplicação via PlayStore: AQUI.

A melhor forma de viajar em Paris é de metro e comboio.
Ao início pode ser confuso, mas o namorado fez a melhor descoberta:
Uma aplicação para o telemóvel: Visit Paris by Metro, onde tem mapas com as linhas de toda a cidade e, o melhor de tudo:
Basta colocar a paragem/sítio onde estão e para qual lugar querem ir que, a aplicação, mostra quanto tempo irão demorar, quais as linhas de metro/comboio apanhar, onde trocar e sair, etc. Foi o nosso melhor amigo!

Nota: Muito cuidado no metro pois é onde existem mais assaltos. Nunca me senti tão insegura como no metro de Paris.
Download da aplicação Via Playstore: AQUI

Normalmente, sempre que viajo, costumo ficar em hotéis (e por norma a reserva é feita no site Booking). Mas o agente de viagens de serviço (o namorado) descobriu um novo programa de aluguer de espaços: o Airbnb

Resumidamente é um programa através do qual podemos alugar um quarto ou uma casa, de outra pessoa. Tudo isto é feito através do site (aqui). Existe também aplicação para telemóvel.

É importante filtrar a pesquisa: preço até ao qual estão dispostos a gastar por noite e zona da cidade onde querem ficar. Aconselho a não fugirem da 'ilha' de Paris, para conseguirem deslocar-se de metro mais facilmente sem perderem muito tempo. Depois é muito importante ter em conta as fotografias da casa e, mais ainda, a opinião que os hóspedes anteriores deixaram acerca da casa e do dono.

No nosso caso, alugamos uma casa inteira, o dono falou connosco para saber as horas a que chegávamos à cidade, explicou como chegar até à zona da casa e, depois, através de chamadas encontramo-nos pessoalmente e ele levou-nos até à casa.

Pontos positivos desta experiência:
 Poupamos dinheiros em refeições pois conseguimos cozinhar muitas delas em casa;
Tivemos toda uma casa para nós: com cozinha, casa de banho, aquecimento, quarto, sala, internet, e até direito a pequeno almoço;
O conforto de estar numa casa;
Muita oferta em vários pontos centrais da cidade;
O preço.

O preço é sem dúvida um dos pontos fulcrais. Através deste programa fica bastante mais barato que ir para um hotel.
Para terem uma ideia, 5 noites rondaram os 200€, numa localidade a 30 minutos de metro da Torre Eiffel e a 10 minutos do Sacré Coeur.
O dono foi super simpático connosco, prestável, deu-nos imensas dicas e tinha mapas disponíveis para nos fornecer.

Se quiserem ver a casa podem fazê-lo AQUI.
 Download da aplicação Via Playstore: AQUI.
Viajar pela cidade durante muitos dias pode tornar-se dispendioso e torna-se sempre mais barato comprar o pass Navigo Découvert. Este é semanal: de Segunda a Domingo, como fui de Terça a Sábado foi o ideal.
Permite viajar: metro, autocarros e comboios ilimitadamente,
É feito em qualquer estação da metro e vão precisar de uma fotografia tipo pass.
Este tem zonas, e os preços vão depender das mesmas: Primeiro paga-se 5€ pelo bilhete, e depois carrega-se o mesmo (no posto de atendimento) para as zonas pretendidas.
Nós carregamos com a zona 1-5 pois fomos à DisneyLand e ao Palácio  de Versailles que ficam mais afastados, logo compensava.

Em 5 dias o roteiro deu para repetir sítios:

Galerias Lafayette
Pirâmides do Louvre

5º Dia (manhã)
Pirâmides do Louvre (em busca da linha do meridiano)
Ópera Garnier
Jardins da Torre Eiffel
Passeio pelas margens do Sena

Bem, grande publicação! Espero que vos seja útil, amanhã começam as publicações com fotografias!